Entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, o Infarmed vai ser anfitrião de diversas reuniões relativamente ao sistema europeu do medicamento.
Estes encontros vão contar com a participação de cerca de 50 presidentes de agências reguladoras dos medicamentos europeias, de altos dirigentes da Comissão Europeia e do diretor executivo da EMA (Agência Europeia de Medicamentos), Guido Rasi.
No âmbito destas reuniões assume destaque a reunião dos presidentes das Agências do Medicamento (Heads of Medicines Agencies - HMA), acolhida pelo Infarmed em representação da presidência búlgara do Conselho da União Europeia.
A agenda destas reuniões engloba temas como a relocalização da sede da EMA, a preparação para o Brexit, a implementação da legislação de ensaios clínicos, o plano anual da telemática europeia ou a disponibilidade de medicamentos.
A reunião do grupo de coordenação do desenvolvimento do Portal europeu dos ensaios clínicos, sob a égide da Comissão Europeia, também vai marcar esta semana, em que Lisboa se configura como capital europeia da regulação do medicamento.
Aproveitando a realização destas reuniões em Portugal, a Associação Europeia de Automedicação (AESGP) organiza a conferência anual com os presidentes das Agências do Medicamento, para discussão da implementação da agenda europeia nesta área, nomeadamente os desafios regulamentares e das agências em relação à automedicação e aos autocuidados, que está em crescimento na generalidade dos países, avançou o Infarmed, em comunicado.